Crítica do poeta José Antonio Gonçalves a 'Contrata-se cronista, paga-se bem'

CONTRATA-SE CRONISTA, PAGA-SE BEM: crônicas, contos e desenhos





Cronista Eliakim,


Em busca das palavras mais adequadas para comentar o seu assim chamado "manual de impropriedades”, eu, como velho advogado, cheguei a uma conclusão sem premissas: você é um cronista de verdade.


Ainda não sei, se você é você mesmo, diante da confissão implícita na quarta capa.


Amigo Eliakim, do início ao fim, seu livro traz algo que está faltando no mundo atual tão conturbado: o humor!


Desde o começo da leitura fui invadido por sorrisos, risos e até gargalhadas (anote, palavra interessante). Melhor ainda é uma outra: "pujante". 


- José, não desvie do assunto. 


Os surrealistas destacaram a importância do humor na literatura. Breton escreveu uma antologia tocando nesse assunto tão delicado e sério.


Meu amigo, suas crônicas foram divulgadas antes, em vários sites e outros meios modernos de comunicação. Foi uma ótima ideia a reunião em um livro "fisico”. Acho a leitura mais fácil e proveitosa.  


Escolhi alguns exemplos hilariantes. 


-  O GATO SOU EU, O SAPO É VOCÊ.  Um passeio confortável dentro da psicanálise, presencial ou remota. Termina com uma deliciosa ilustração digna de Dalí e Miró.


- ENTROPIA (bela palavra) EM GONÇALVES. Agradeço aqui o bom emprego do meu nome. Eu também me senti perdido entre morros e placas dessa linda cidade mineira. Perdão pelo pleonasmo, pois todas elas são lindas, assim como as suas mulheres.


- A IMAGEM EXATA DO DESEJO DELA. Aqui o futebol está invadido por palavras-piadas: impedimento (invasão da área); tiro de meta (piada política atualíssima); pontapé inicial; desporto, com acento lusitano que não se aplica à Portuguesa de Desportos; o Canto do Rio, no meu tempo de criança era sempre o lanterna, o último colocado. Ah, uma partida entre Bélgica e Brasil sempre seria grande piada naqueles tempos; vitória fácil dos nossos. Lembrei que a mulher sempre tem que torcer de pé!!! Olha ela na página 33 gritando "gol”.


Tem muitos outros temas desenvolvidos nas crônicas. Não vou enumerar. Só uma dica infalível, para os leitores-compradores do livro: tem até erotismo!  


Eliakim, melhor parar por aqui.  


Epa! Será que eu também escrevi, sem querer, uma crônica?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio: RUBENS RODRIGUES: O "STRIP-TEASE" DA PALAVRA

Raquel Naveira, leitora de 'Canteiro de obras' e 'Polióptico'