Crônica: EU!


De novo, me ponho a incomodar papai. Desde que eu falei a ele que a filosofia é a ciência da ciência em geral, ele gosta de ficar repetindo isso a torto e direito. Me irrito quando vejo alguém com muita certeza. Daí resolvo iniciar uma disputa:
            — Pai, você concorda que toda ciência tem um princípio?
            — Concordo.
            — E que, se a filosofia é a ciência da ciência em geral, ela é responsável por dar princípio às ciências?
            — Concordo.
            — Mas ela é uma ciência, não?
            — É.
            — Logo, segundo o que assumimos, tem de ter um princípio, não tem?
            — Tem.
            — E qual seria o princípio da ciência das ciências em geral?
            Realmente eu pensei que nessa eu ia desmascará-lo. Touché, convencido! No entanto, ele me vem com esta:
            — O princípio da filosofia é a dúvida.
            A resposta é ingênua, mas não é nada má. Como dar um nó nele?
            — Boa! Mas a dúvida não é uma espécie de movimento, de atividade? Quando digo: duvido, por exemplo. É um verbo, não? 
            — Sim.
            — Se a dúvida é uma atividade, não pode ser o princípio. Porque seria necessário que houvesse algo pelo qual esta coisa que duvida possa duvidar, não?
            — Você tá complicando — ele reclamou.
            — Não estou, não. Tem que haver algo anterior a uma atividade, que seja o princípio da atividade.
            Ao que ele me responde.
            — O pensamento.
            Astuto! Mas eu não fico atrás:
            — Certo. Mas o pensamento não é também atividade? Não é um conjunto de pensamentos? 
            — Sim, é.
            — Então, o que, no pensamento, pensa? O que liga esse conjunto de atividades? 
            Aí foi a glória, o gol, fogos de artifício:
            — Eu!
            Ele me venceu! Ele me venceu! O homem sabe das coisas!

São Paulo, 15-3-2019


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio: RUBENS RODRIGUES: O "STRIP-TEASE" DA PALAVRA

Raquel Naveira, leitora de 'Canteiro de obras' e 'Polióptico'